quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Globalização de idéias, de costumes, de gostos..

1989,  queda do Muro de Berlim, início da Nova Ordem Mundial. Pode-se dizer, também, que é o início de uma nova fase no cenário mundial, marcado pela globalização. Ciência, economia, tecnologia, entre outros fatores, receberam um 'pontapé' considerável, e até os dias atuais não cessaram seu avanço. Como muitos pensam, essas mudanças não estão tão distantes de nós. Somos influenciados por elas a todo instante, todos os dias. A mídia atingiu um nível de disseminação íncrivel, e limites antes existentes desapareceram. Juntamente com toda essa reviravolta, as valores e preceitos antes tão valorizados estão se perdendo gradualmente. É preciso modernizar e adaptar-se ao novo; mas até que ponto isso é favorável a nós? A individualidade é algo que se perde nesse contexto. A mídia cria um 'perfil perfeito' a ser seguido. As pessoas, por sua vez, ingenuamente captam esse perfil e se adaptam a ele. Se ele é bom ou ruim, isso é uma outra história, que, diga-se de passagem, pouco importa. Não é?! Faça, seja, ouse, mude, compre, vista.. Verbos no imperativo, muito visíveis no nosso cotidiano, que induzem discretamente as pessoas conforme desejam. O que era considerado ridículo, assume agora uma forma atraente. Se é legal, por que não seguirmos também?! Nos tornamos capazes de realizar as atitudes mais escrotas possíveis só para atingirmos um status, para sermos admirados (o que, hoje em dia, se consegue com pouca coisa..).

O que se vê, realmente, é uma grande massa homogênea, que idolatra a tudo que lhe seja apresentado. E talvez seja mais fácil mesmo, seguir-mos a tudo, a massa, ao 'pop'. É muito trabalhoso pararmos pra refletir sobre isso, já que no final seremos induzidos novamente.
E parabéns a todos que conseguem, nem que seja um mínimo, se manterem avulsos à toda essa parafernália.

Um comentário:

Zat disse...

Eles enlataram tudo. A Globalização era uma esperança...uma saida. Agora ela é porta de entrada para o fim dos tempos.faca de dois gumes.